28/02/10

Apresentação do Livro Banda de Música de Arrifana - Contributos para a sua história


Serafim Aires Lopes, um ilustre feirense, residente em Escapães mas apaixonado pelas colectividades arrifanenses. Faz parte dos órgãos sociais da Banda de Música e dos Bombeiros Voluntários. Dedicou imensos anos à pesquisa e recolha de informações sobre a Banda de Música de Arrifana. Viu também os seus 2 filhos serem alunos e elementos da Banda de Música.
O Salão da Junta de Freguesia de Arrifana foi pequeno para acolher os familiares e amigos de Serafim Aires Lopes que quiseram estar presente nesta data tão marcante para o autor do primeiro livro sobre a história da colectividade mais antiga de Arrifana.
A população Arrifanense também marcou presença forte e os exemplares do livro "Banda de Música de Arrifana - Contributos para a sua História" foram vendidos em ritmo acelerado após a apresentação.
A mesa de honra foi contituída pela representante do Governo Civil de Aveiro, vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Feira - Dra Cristina Tenreiro, Junta de Freguesia de Arrifana representada pelo presidente Dário Matos, o Padre Fernando Milheiro (vigário na diocese do Porto e responsável pela apresentação do livro), o Presidente da Banda de Música de Arrifana - José Alberto Silva e pelo deputado da Assembleia da República e antigo vereador da cultura feirense Amadeu Albergaria.
O Padre Fernando Milheiro enalteceu o trabalho e o carácter de Serafim Lopes, assim como o contributo das Bandas Filarmónicas para a formação de jovens, ocupação de tempos livres, divulgação e intercâmbio cultural, conhecimento de novas terras e criação de laços afectivos, além da qualidade musical.
Após a apresentação do livro realizou-se a tradicional Caldeirada de Grelos que contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal Alfredo Henriques, o Pároco Marco António e inúmeras Colectividades Arrifanenses que acompanharam a Banda neste dia histórico.