19/10/09

Acidente Autocarro

Um morto e 27 feridos – sete dos quais em estado grave - é o resultado de um grave acidente de viação ocorrido na noite de sábado em Arrifana, no acesso ao IC-2. O autocarro despistado transportava 36 elementos do Orfeão de Águeda, que seguiam para um encontro de coros em S. Paio de Oleiros.
O autocarro seguia pela variante à Estrada Nacional 223, tendo tombado numa curva apertada, embatendo nos rails de protecção. A via esteve cortada entre a hora do acidente – pouco depois das 20h00 – até perto de meia noite.
“Vínhamos todos muito bem quando de repente fui surpreendido com o autocarro a inclinar-se cada vez mais e o condutor a não conseguir segurar o veículo. Foi tudo muito rápido, quando dei por mim estava a sair por uma janela” - afirmou um dos feridos, citado pelo “Jornal de Notícias”. O matutino relata que alguns dos ocupantes ficaram encarcerados entre os bancos, entre eles uma mulher no início da gravidez. Foram as pessoas que seguiam junto às janelas aquelas que sofreram os ferimentos mais graves. O contacto directo com o alcatrão provocou mesmo amputação de membros em alguns passageiros.
As causas do acidente estavam por apurar, sendo cero que a curva apertada e a eventual velocidade excessiva para o local podem contribuir para a explicação, de acordo com relatos de ocupantes que saíram ilesos, ouvidos pelo “JN”.
Estiveram no local 89 bombeiros de quatro corporações (Feira, S. João da Madeira, Arrifana e Lourosa), apoiados por 28 viaturas, entre elas 17 ambulâncias e quatro Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, do INEM. Foram ainda accionados dois helicópteros de socorro e assistência.

in Jornal Terras da Feira de 19/10/2009

O Blog Arrifana envia as condolências à família enlutada e à colectividade de Águeda e lamenta que o nome da freguesia fique ligado ao trágico acontecimento. Desejamos as melhoras aos acidentados e que a colectividade prossiga a sua actividade homenageando quem partiu.
Entranto, o Instituto de Estradas de Portugal deverá reforçar a sinalização de curva perigosa no local.