25/02/12

Reorganização autárquica

A proposta de lei que o Governo entregou na Assembleia da República não deixa de fora da equação qualquer uma das 31 freguesias do Concelho, ao contrário do Livro Verde que deixava uma dezena delas na pele de puras espectadoras por preencherem o critério dos cinco mil habitantes, como era o caso de Arrifana
A proposta que agora está em cima da mesa coloca todas as freguesias ao barulho e, mais do que nunca, se justifica ter por perto uma calculadora, régua, esquadro, lápis e papel para se redesenhar o mapa das freguesias.

A comissão da Assembleia Municipal que vai tratar da reorganização do mapa das freguesias tomou posse e iniciou o seu trabalho no dia 18 de Fevereiro. Após a entrada em vigor do diploma, a Assembleia Municipal tem 90 dias para entregar à Assembleia da República o novo mapa das freguesias.
(in Jornal Terras da Feira de 20/02/2012)

Arrifana poderá juntar-se com uma ou mais das seguintes freguesias: São João da Madeira, Escapães, Fornos, Milheirós de Poiares, Mosteirô e Cucujães.
Esta é uma boa oportunidade para partilhar recursos admnistrativos e financeiros, além de poder beneficiar com a integração noutro concelho como São João da Madeira, dado que actualmente Arrifana é desprezada pela Câmara Municipal de S.M. da Feira.