07/01/12

Orçamento da Junta de Freguesia de Arrifana reprovado

O orçamento para 2012 proposto pela Junta de Freguesia de Arrifana foi rejeitado devido aos votos contra de todos os partidos da oposição.
O motivo invocado foi a falta de auscultação de todas as partes antes da elaboração do Plano de Actividades e Orçamento. Vai-se realizar nova Assembleia de Freguesia a 9 de Janeiro, o que implica mais despesas com senhas de presença para aprovar um documento que se mantém praticamente igual, contendo ainda mais promessas acrescentadas pela oposição. Trata-se de um documento irrealista, com a diferença que desta vez todos os partidos foram ouvidos antes da Assembleia.

O documento é irrealista porque prevê obras nos Parques de Lazer da Azenha (inclui reparação do dique e enchimento da presa) e Reguinho d'Água, obras na Capela Mortuária, ajardinamento de novo espaço verde nas Laceiras, requalificação da zona da Rua, além da realização do Festival das Colectividades, eventos desportivos e os habituais trabalhos de reparação em ruas e escolas e até pretende que a Junta procure convencer não se sabe bem quem a dar um terreno e obrigar o Centro Social a construir um Lar de Idosos.
Os partidos vão agora aprovar um documento que prevê "mil e uma obras" em 2012 em Arrifana com apenas 55.770 euros inscritos na rúbrica Despesas de Capital.

Simultaneamente, as verbas recebidas das Feiras, Estado, Recolha de Lixo e Câmara Municipal são menores e são praticamente todas canalizadas para pagar ao elevado número de funcionários que a Junta tem.

A Junta continua com dívidas na ordem dos 300 mil euros e não há uma definição clara da necessidade de reduzir os seus quadros e definir aquilo que realmente pode e deve fazer com a pequena verba que conseguir alocar para obras. A demagogia é transversal aos 4 partidos representados na Assembleia de Freguesia de Arrifana. Desta forma é discutível o valor acrescentado de 31 Juntas de Freguesia em Santa Maria da Feira, tal como não se compreende que ao lado de um concelho com 31 freguesias haja outro com apenas 1 freguesia a esbanjar dinheiro. Será melhor ter muito dinheiro ou ter pouco e pouco esbanjar? O contribuinte decida... a não ser que seja membro da Assembleia de Freguesia de Arrifana.

A verdade é que Arrifana tem o essencial e talvez seja melhor pagar as dívidas, realizar apenas eventos de socialização de baixo custo e subcontratar a limpeza de ruas e acompanhar o movimento de fusões de freguesias em espaços mais alargados para evitar duplicação de cargos administrativos e executivos.