07/06/10

JSD visita associações de Arrifana

No passado dia 29 de Maio, a Comissão Política de Secção da JSD de Santa Maria da Feira e o Núcleo Residencial da JSD de Arrifana visitaram algumas das Associações de maior representatividade cultural em Arrifana.
 
Os principais objectivos desta visita eram: dar a conhecer à Comissão Política de Secção as actividades desempenhadas por estas Associações; enaltecer o seu trabalho meritório junto da sociedade Arrifanense; e realizar um levantamento das principais dificuldades que estas Associações enfrentam no seu dia-a-dia.
A visita iniciou-se na Banda de Música dos B. V. de Arrifana, onde alguns dos elementos da Direcção nos apresentaram a infra-estrutura ao dispor desta Instituição e alguns dos prémios ganhos ao longo da sua história bicentenária. A formação gratuita de jovens músicos, importante para o enriquecimento da cultura musical dos jovens arrifanenses, tem permitido igualmente o rejuvenescimento da Banda, através da integração dos seus melhores alunos. A organização de concertos a nível local e regional, e a participação da Banda de Música nos concertos mais importantes e nas festas mais tradicionais do país são o resultado de todo um trabalho da Direcção em prol do desenvolvimento e enriquecimento artístico desta Banda de Música, que é uma das mais antigas de Portugal e que divulga em todo o País e de forma extraordinária a Vila de Arrifana.

Em seguida, visitou-se os Juatinos. Nesta Associação foi visível para todos nós o esforço da actual Direcção em desenvolver iniciativas culturais e recreativas que vão ao encontro da sociedade Arrifanense. De entre estas actividades podemos destacar os concursos de vestidos de chita e felpo; as aulas de dança de salão e a recriação de tradições como a desfolhada. Contudo, o facto de estarem dependentes da disponibilidade de espaços afectos a outras Associações, já que não possuem um espaço próprio com dimensões suficientes, é encarado como um obstáculo que gostariam de ultrapassar, mas que como é notório não os tem impedido de trabalhar em prol de Arrifana e dos Arrifanenses.
A visita terminou nos Escuteiros de Arrifana. Esta Associação conta com três grupos de jovens divididos por faixa etária, e as suas principais actividades são os acampamentos onde são realizadas actividades lúdicas e culturais, e os convívios com outros agrupamentos de escuteiros nacionais. O espaço que se está a tornar pequeno para o crescente número de escuteiros, e a falta de água da sede são os dois principais obstáculos que esta Associação tem de enfrentar no seu dia-a-dia. Porém, o espírito de sacrifício e a boa-vontade de todos os Escutas arrifanenses e seus familiares tem conseguido ultrapassar as dificuldades, tornando uma pequena sede num espaço de convívio e educação cívica, aberto a todos os jovens que desejem ser melhores homens amanhã.

in Jornal Correio da Feira de 7 de Junho 2010