23/06/10

Assembleia de Freguesia

Realizou-se no dia 22 de Junho uma Assembleia de Freguesia Ordinária que teve como ponto único a discussão de assuntos de interesse para a Vila de Arrifana. Este plenário ficou marcado pela discussão sobre o parque escolar para o próximo ano lectivo. Está prevista a existência de menos 2 turmas do ensino primário e o funcionamento das Escolas da Carvalhosa, do Outeiro e da do Bairro até início da construção do Centro Escolar.
O Blog Arrifana considera que é questionável se não bastavam as escolas do Outeiro e da Carvalhosa, pois mesmo que os alunos do Bairro vão para a Carvalhosa, ainda ficará uma sala vaga na Carvalhosa. Também consideramos inadmissivel que volte a acontecer o que houve nos anos anteriores - juntar alunos do 3º com o 4º ano.
Quanto à possibilidade da Escola de Manhôce e da Carvalhosa funcionarem em conjunto, é descabido 2 escolas num espaço de 500 metros a funcionar e custos acrescidos quando cada uma delas ia ficar apenas com metade da ocupação.
A redução do número de alunos e as matrículas de alunos em escolas de SJ da Madeira antevêem que do ano passado para o novo ano lectivo, Arrifana vá ter menos 2 turmas no ensino primário.
Na Assembleia, a Junta de Freguesia informou que se reuniu com a Vereadora da Educação na semana passada e na acta da reunião consta que a construção do Centro Escolar avançará no final do ano.
A Junta está também desiludida com os atrasos dos serviços técnicos da Câmara que demoram a concluir o dossier necessário para o lançamento do Concurso para a Construção. Depois do concurso, será mais meio ano para o início das obras.