28/05/09

Arrifanenses recriaram Visita Tropas Napoleão Igreja Bom Jesus Matosinhos

O grupo de Arrifanenses responsável pela recriação das milícias locais e tropas napoleónicas durante a Comemoração dos 200 anos da Resistência às Invasões Francesas em Arrifana deslocou-se a Matosinhos para outra recriação histórica.

O convite partiu da Câmara Municipal de Matosinhos.
Os Arrifanenses partiram para Matosinhos no último domingo (dia 24 Maio) às 9h30 da Sede da Junta de Freguesia de Arrifana e tiveram uma excelente recepção por parte do Pelouro da Cultura e Presidência da CM de Matosinhos.
Os elementos camarários acompanharam o grupo durante todo o dia incluindo ao almoço num bom momento de convívio e de gratidão pelo voluntariado Arrifanense.

Em Maio de 1809 o General Soult e as suas tropas deslocaram-se ao Santuário do Bom Jesus em Matosinhos para em nome de Napoleão oferecer uma lâmpada de prata à imagem do Bom Jesus.
Mas reza a história que a lâmpada nunca terá sido oferecida e que tal manobra não passou de um acto de propaganda para colher a simpatia da população. A população apupou os invasores e pediu ao Bom Jesus para que os franceses fossem expulsos.

Foto: Extraída do Jornal de Notícias edição de 25-05-2009