29/06/07

Assembleia de Freguesia rejeita Feira dos 4 ao sábado

A Assembleia de Freguesia de Arrifana votou contra o pedido da Associação de Feirantes do Distrito do Porto de alterar a Feira dos 4 para o primeiro sábado do mês com 7 votos contra do PSD e 4 abstenções do PS.

Transcrevemos a declaração de voto que o PSD que nos fez chegar:

"Os eleitos do PSD na Assembleia de Freguesia de Arrifana analisaram o pedido da Associação de Feirantes do Distrito do Porto de alteração da data de realização da Feira Mensal dos Quatro para o primeiro Sábado do mês e decidiram votar contra pelos seguintes motivos:

1. Significa o fim da designação “Feira dos Quatro” cujo nome e tradição atravessa os tempos e ultrapassa as fronteiras da nossa Freguesia.

2. Acarreta custos acrescidos para a Junta de Freguesia, dado que as despesas com os funcionários num dia de fim-de-semana são superiores às de um dia de semana.

3. Não se pode votar um pedido dos Feirantes sem auscultar antecipadamente os interesses da População e dos Comerciantes locais.

4. O Sábado é dia de missas e catequese além de maior movimentação e estacionamentos no centro da Vila que são gravemente prejudicados se a Feira for sempre ao Sábado.

5. Já existe o Mercado Dominical cuja dimensão tem crescido e foram ainda abertas duas excepções que antecipam a Feira para o Sábado quando o dia 4 é ao Domingo e à Segunda-Feira e a proximidade de datas esvazia as necessidades dos consumidores.

Por último, enaltecemos a mobilização cívica dos Feirantes em torno dos seus anseios e estamos certos que compreendem as razões por nós invocadas.

Arrifana, 28 de Junho de 2007
Pelos Membros da Assembleia de Freguesia de Arrifana eleitos pelo PSD"